A disciplina Ações Integradas em Saúde Coletiva II, aborda a problematização de lutas, engajamento e mobilizações sociais relativas aos problemas brasileiros atuais e sua relação com a Saúde Coletiva.

 

O Diretor do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) comunica, pelo presente edital, a abertura de inscrições para o processo seletivo destinado ao provimento de dez (10) vagas para o Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, com início previsto para março de 2020.

O curso é destinado aos profissionais da área de saúde, exceto médicos, e aos graduados em Saúde Coletiva. O curso tem duração de vinte e quatro (24) meses, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, com carga horária semanal de sessenta (60) horas, com trinta (30) dias de férias por ano.

As inscrições serão efetuadas no período de 16 de setembro a 07 de outubro de 2019, por via online.

Em caso de dúvidas ou necessidade de mais esclarecimentos, o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais informações em http://www.iesc.ufrj.br/concursos/em-andamento/209-selecao-para-o-curso-de-residencia-multiprofissional-em-saude-coletiva-da-ufrj-turma-2020-2021

logo paisagem site

Olá,

O IESC realizará no período de 03 a 07 de novembro a V Semana de Saúde Coletiva da UFRJ.
Este evento vem sendo realizado desde a criação do IESC. Neste momento contamos com a colaboração de todos para promovermos um espaço de integração, discussão acadêmica e de visibilidade do nosso trabalho para a sociedade.
A direção vem realizando reuniões para viabilizar este evento e pensamos como tema desta edição: Saúde, cultura e democracia. Estamos nos organizando em comissões e em breve encaminharemos as composições destas com os nomes das pessoas que já manifestaram o desejo de participar.
Para acessar o site da V Semana de Saúde Coletiva da UFRJ, clique aqui.

A Magnífica Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de pessoal para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, considerada no Inciso IV do Art. 2º da Lei Federal Nº 8.745, de 09 de dezembro de 1993. O presente Processo Seletivo Simplificado será realizado em conformidade com a legislação vigente, em particular com a Constituição Federal de 1988, com a Lei Federal nº 8.745, de 09 de dezembro de 1993, com os Decretos Federais nº 4.748, de 16 de junho de 2003, n 6.479, de 11 de junho de 2008, nº 6.593 de 02 de outubro de 2008, nº 6.944 de 21 de agosto de 2009, no que couber, pela Resolução CEG/UFRJ nº 05/2018 e pelo instituído no presente Edital e destina-se ao provimento de vagas definidas para o ano de 2019.

Acesse aqui a página do concurso

 

O Centro Brasil de Saúde Global (CBSG) dissemina o conhecimento e o debate sobre temas de saúde global em atividades de ensino, pesquisa e extensão.                                  

Oferecemos 02 (duas) vagas de estágio para alunos de graduação em Saúde Coletiva do IESC-UFRJ, que atendam aos seguintes requisitos:

  • estejam a partir do 3o período e com CR > 7,0,
  • tenham interesse por temas de saúde global,
  • estejam dispostos a enfrentar novos desafios acadêmicos, e
  • tenham inglês intermediário e familiaridade com mídias sociais.

Inscrições (até 11/09/2019):

Enviar Currículo e Histórico Escolar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Após avaliação da documentação, candidatos receberão e-mail com orientações sobre a próxima etapa da seleção.

uerj 

 

ims

 

abrasco debate uerj

 

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro vai receber o Debate “Desafios da Atenção Primária e a necessidade de profissionais de Saúde” organizado pela Abrasco e com participação de todos os institutos de Saúde Coletiva do estado do Rio de Janeiro, Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e entidades da área. Pesquisadores de instituições formadoras no campo da Saúde Coletiva no Rio de Janeiro serão os expositores e representantes das entidades e movimentos que defendem o Sistema Único de Saúde – SUS e seus profissionais participarão como debatedores. “Estaremos cumprindo o nosso papel e mostrando para a sociedade que não podemos abrir mão do direito universal à saúde tão duramente conquistado ao longo dos últimos 30 anos.”, pontua Gulnar Azevedo e Silva, presidente da Abrasco e coordenadora do encontro.

A professora Ligia Bahia, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ainda pesquisadora da Comissão de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da Abrasco abordará dois aspectos do tema Atenção Básica e formação de profissionais: – “O primeiro é a ainda pouca procura da especialidade medicina de família, me parece necessário problematizar o tema e buscar compreender similaridades e distinções entre médicos de família e generalistas. O segundo aspecto refere-se ao fato de médicos de família trabalharem em postos desvalorizados de empresas de planos de saúde. O que nos remete ao debate sobre sistema de saúde e atenção primária. Teremos atenção primária no Brasil mas será privada?” pergunta Ligia.

Do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense virá o professor Aluísio Gomes Júnior que pretende fazer um balanço das conquistas do SUS, na Atenção Básica e discutir as alterações na política de saúde desde 2017 e os problemas gerados por essas medidas – colocando em debate possíveis estratégias de enfrentamento: – “Comentarei também as experiências de ‘flexibilização’ da gestão da força de trabalho na Atenção Básica.” resume Aluísio.

Já Paulo Henrique Almeida, professor do IMS/UERJ irá analisar criticamente as propostas do Ministério da Saúde (MS) relacionadas ao programa Médicos pelo Brasil e suas diferenças em relação ao Programa Mais Médicos, além da proposta de gestão centralizada e terceirizada do Programa e os esboços de propostas de co-pagamento de serviços do SUS pelos usuários.

Confira a programação completa:

Debate “Desafios da Atenção Primária e a necessidade de profissionais de Saúde”

Dia 29 de agosto, às 13h30
Salão Nobre da Faculdade de Direito, 7º andar.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Coordenação
Gulnar Azevedo e Silva – Abrasco

Expositores
Aluísio Gomes Júnior – ISC/UFF
Cristiane Novaes – ISC/UNIRIO
Ligia Bahia – IESC/UFRJ
Maria Helena Mendonça – ENSP/Fiocruz e Cebes
Paulo Henrique Rodrigues – IMS/UERJ

Debatedores
Associação Brasileira de Economia e Saúde
Rede de Médicas e Médicos Populares
Rede Unida
Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro
Associação de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro

Topo