O IESC na quarentena: atividades desenvolvidas no contexto da pandemia de Covid-19

 

Considerando o curso da pandemia de COVID-19 no Rio de Janeiro, as medidas destinadas à limitação da disseminação do Novo Coronavírus (SARS-CoV-2) adotadas pelas autoridades sanitárias em nível nacional e estadual, bem como a suspensão das aulas pela Reitoria, a direção do IESC suspendeu as atividades presenciais no Instituto a partir de 16/03/2020.

Na ocasião a direção informou ao corpo social esperar que a redução da circulação de pessoas no Instituto e na UFRJ contribuísse para o enfraquecimento da cadeia de disseminação do Novo Coronavírus na população do RJ, diminuindo a sobrecarga esperada sobre o SUS e o sistema de saúde suplementar imposta pelos casos de maior gravidade e reduzindo a ocorrência de óbitos pela doença. E recomendou que, alunos, docentes e técnicos administrativos permanecessem em seus domicílios durante todo período de suspensão das atividades, restringindo a mobilidade externa somente para o cumprimento das atividades diárias essenciais ou frente a situações emergenciais.

Ainda no dia 15/03/2020 a direção divulgou o texto “Estratégia populacional de enfrentamento da COVID-19” em que buscou esclarecer ao corpo social o porquê das medidas de isolamento social, frente ao estabelecimento da transmissão comunitária do Sars-CoV-2 em nossa cidade, estado e país: “O ganho individual, embora exista, é relativamente pequeno, pois a probabilidade de sermos infectados, cada um de nós, no curso da epidemia, continuará relevante. O ganho maior é coletivo, populacional, uma vez que a disseminação ocorrerá – diria que isto é inevitável – mas em intensidade menor, impondo menos demanda ao SUS e à rede de saúde como um todo. Com isso estaremos protegendo indiretamente os grupos da população mais suscetíveis às formas graves.”

Desde então, o IESC vem seguindo as decisões e orientações da Reitoria no que diz respeito às atividades de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Neste sentido, a suspensão se referiu apenas as atividades presenciais, sendo mantido o expediente e o desenvolvimento de atividades acadêmicas em meio remoto, dentre as quais atividades de ensino, de forma voluntária, não curricular, pesquisa e extensão.
Neste período deu-se continuidade a, e tiveram início, projetos de extensão associados, de variadas formas, ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, possibilitando a atuação de alunos, técnicos e docentes, muitas vezes de forma articulada a outras unidades e centros da UFRJ.

São estas atividades que passamos a divulgar a seguir:

minerva color eventos

Conselho de Ensino para Graduados e Conselho de Ensino de Graduação
Edital no 169 CEG/CEPG 2020, de 13 de maio de 2020
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2020

A Presidente do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) e a Presidente do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no uso de suas atribuições e nos termos do Regimento do CEPG (artigo 2º, §1º, alínea 1.b) e do Regimento do CEG (artigo 2º, item V, alíneas (a) e (i)), e em acordo com a Política Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica regulamentada pela resolução conjunta CEG/CEPG 02/2018, tornam público o processo de concessão de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, observados os termos deste Edital.  >> Leia mais

Processo Seletivo para bolsistas para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET - Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) - UFRJ.

 

Atenção Graduandos de Saúde Coletiva: oportunidade para participar das atividades do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde - PET/interprofissionalidade, desenvolvidas nas clínicas de saúde da família do município do Rio de Janeiro, juntamente com profissionais, estudantes e professores dos cursos de saúde coletiva, odontologia, enfermagem, psicologia e medicina da UFRJ.

Venha participar!

Inscrições de 30 a 07 de maio por meio do preenchimento e envio do formulário GOOGLE disponível no endereço eletrônico: https://forms.gle/wWGotRyvH6Dwz2tU8

Público alvo: graduandos de saúde coletiva, a partir do 3º período

5 vagas para Saúde Coletiva com bolsa

Vigência de 12 meses.

Carga horária: 8 horas semanais

Para mais detalhes acesse o link:  http://siarq.ufrj.br/images/bufrj/2020/17-2020-extraordinrio-2a-parte.pdf  

 

Maria de Lourdes Tavares Cavalcanti
Diretora Adjunta de Graduação - IESC/UFRJ

Ações do PET-Saúde/Interprofissionalidade no enfrentamento da pandemia de Covid-19 em 2020. 
O PET Saúde/Interprofissionalidade é um programa do Ministério da Saúde, e, no município do Rio de Janeiro, se constitui como uma parceria entre a UFRJ e a secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, com a coordenação do médico de família e comunidade Leonardo Graever, assessor de Atenção Primária à Saúde da SMS/RJ.
 
PET Logo
 
Na UFRJ o PET envolve professores e alunos dos cursos de Saúde Coletiva, Medicina, Enfermagem, Odontologia e Psicologia, bem como profissionais da Atenção Primária à Saúde, das Clínicas de Saúde da  Família Zilda Arns, no Complexo do Alemão, Wima Costa, na Ilha do Governador, e Felippe Cardoso, na Penha.
PET-Saúde/Interprofissionalidade tem atuado em ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19 nas três Clínicas de Saúde da Família a partir da organização de três linhas de atuação, com a participação ativa dos estudantes, preceptores e tutores:

1) Educação popular em saúde, com a organização de materiais de informação e educação em saúde sobre Covid-19 e voltados para especificidades da comunidade atendida. Os materiais estão disponíveis em https://www.facebook.com/ufrj.pet/ e circularam também nas redes locais das clínicas de família e dos movimentos sociais parceiros. Os assuntos abordados de forma interprofissional foram, até o momento: cuidados básicos de higiene na situação de pandemia, saúde bucal e protocolo de cuidados para pacientes com sintomas de covid19; cuidados para o exercício da sexualidade nas situações de relações sexuais e afetivas no momento de pandemia, entre outros;

2) Ações de telemonitoramento voltado para o seguimento da população atendida nas clínicas com suspeita de COVID19 conduzidas por estudantes, em conjunto com as equipes das Clínicas e sob supervisão de professores da UFRJ. Esta ação envolve alunos SUSEME (acadêmicos bolsistas da Prefeitura), alunos PET e voluntários do Internato Integrado em Medicina da Família, Saúde Coletiva e Saúde Mental;

3) Construção de projeto de linha de cuidado em saúde mental, integrando as clínicas e os NASF das unidades, com os CAPS III (João Ferreira) e CAPSad Miriam Makeba para efetuar o cuidado em saúde mental dos profissionais (em curso) e dos usuários no momento do enfrentamento da pandemia de COVID19.

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Publicado em: 15/05/2020 | Edição: 92 | Seção: 3 | Página: 79

 EDITAL Nº 3/2020 Processo nº 25001.006126/2020-61

 

A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro publica edital de processo seletivo simplificado, com a finalidade de contratar, no máximo, 4.117 (quatro mil, cento e dezessete) profissionais, com base no inciso I do art. 2.º da Lei n.º 8.745, de 1993, conforme Portaria Interministerial n.º 11.259, de 05/05/2020, publicada no DOU n.º 88, pág. 44, Seção 1, de 11/05/2020, de acordo com o quadro abaixo.

As contratações serão feitas por tempo determinado, no prazo máximo de 06 (seis) meses, com base no art. 4.º, inciso I, da supracitada lei, podendo ser prorrogado pelo prazo necessário à superação da situação da calamidade pública, desde que a vigência do contrato total não exceda dois anos.

Leia mais em: Edital n. 3/2020

 

Órgão: Ministério da Saúde/Secretaria Executiva/Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro/Divisão de Gestão Administrativa

Considerando o atual estágio da pandemia da COVID-19 no Brasil, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiu manter a suspensão das aulas por tempo indeterminado.

A Reitoria avaliará continuamente a situação da epidemia no país, ouvindo o Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar para Enfrentamento da COVID-19, e emitirá notas periódicas sobre o acompanhamento da situação, deixando a comunidade informada sobre as suas decisões. 

A Reitoria avaliará continuamente a situação da epidemia no país, ouvindo o Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar para Enfrentamento da COVID-19, e emitirá notas periódicas sobre o acompanhamento da situação, deixando a comunidade informada sobre as suas decisões. Leia mais >>

Topo