Linhas de Pesquisa

Área: Epidemiologia e Bioestatística

1 - Tendências e Determinantes das Doenças Não-Transmissíveis:

As mudanças no padrão de morbimortalidade brasileiro fazem das doenças e agravos não transmissíveis questões epidemiológicas de primeira ordem. A linha de pesquisa tem como proposta básica a capacitação de profissionais da área de saúde para o desenvolvimento e execução de projetos de pesquisa e formação docente na área. Pretende, adicionalmente, estudar as tendências e os determinantes desses agravos à saúde, vitais para a nova agenda da Saúde Coletiva. Para isso, utiliza os recursos metodológicos do campo da Saúde Coletiva e especial da epidemiologia - visando ao aperfeiçoamento de pesquisas, ao planejamento adequado das ações, à avaliação de serviços e à vigilância em Doenças e Agravos não Transmissíveis, com ênfase para transtornos mentais, violências, doenças cardiovasculares, doenças endócrinas e metabólicas e neoplasias.

O Laboratório de Estudos Epidemiológicos de Doenças Não Transmissíveis -LEPiDNT, estuda a distribuição de fatores de risco cardiovascular e de outros agravos não transmissíveis em crianças, adolescentes e adultos. Temas de estudo: epidemiologia da hipertensão arterial, obesidade, peso ao nascer; políticas de saúde, métodos epidemiológicos, relação entre doenças transmissíveis e não transmissíveis.

Docentes:

Amanda de Moura Souza

  • Amanda de Moura Souza
    http://lattes.cnpq.br/6482954153867787 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

kvbloch

  • Katia Vergetti Bloch 
    http://lattes.cnpq.br/9866070592218801 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

MSzklo

LetiaciaVertulli

RosanaSalles

 paulocesar

AlineAlves

 



2 - Tendências e Determinantes das Doenças Transmissíveis

Estudar as doenças transmissíveis por meio de técnicas de vigilância e da identificação de seus determinantes e das suas distribuições espaciais e temporais para contribuir para o seu controle e/ou para a sua erradicação. Esta linha de pesquisa concentra-se principalmente na dinâmica de transmissão das seguintes doenças: dengue, tuberculose, aids, doenças meningocócica, sarampo, hepatites, leishmaniose, diarreias e infecções hospitalares.

Docentes:

 

AdrianaPinho

AlexSanP

GerusaBeloGibson

  • Gerusa Belo Gibson dos Santos
         http://lattes.cnpq.br/7536230283210028 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

GuilhermeWerneck

  • Guilherme Loureiro Werneck
         http://lattes.cnpq.br/7331062615542814  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

RMedronho

RaphaelGaliez

 


 

3 - Desenvolvimento de Métodos Estatísticos, Epidemiológicos e Computacionais em Saúde

O estudo dos processos de determinação de doenças e agravos à saúde em populações humanas, bem como a avaliação de intervenções, Programas e serviços de saúde devem ser orientados por modelos conceituais que considerem a interdependência entre indivíduos e a conexão com os contextos biológico, físico, social e histórico em que vivem. Esta linha de pesquisa aborda o desenvolvimento, difusão e aplicação de métodos epidemiológicos, estatísticos e computacionais orientados para o estudo das relações entre determinantes que atuam em diferentes níveis de organização (micro, indivíduo e macro) considerando a dimensão da passagem do tempo tanto em termos do curso de vida de indivíduos (emergência de estados de saúde no curso de vida) como da história das populações (por exemplo, processos de urbanização e industrialização). Busca-se adequar métodos já existentes às especificidades das análises no âmbito da Saúde Coletiva, assim como desenvolver novas alternativas, incluindo métodos para análises de séries temporais, análise longitudinal de dados, modelos hierárquicos, geoprocessamento, redes neurais, linkage probabilístico de bases de dados, medidas de ajuste de risco e avaliação da qualidade de sistemas de informação em saúde.

Docentes:

Alexandre dos Santos Brito

NataliaPaiva

 


  

4 - Ciências de Dados em Saúde Pública

Observando o crescente interesse no uso de grandes bases de dados populacionais na pesquisa (o chamado big data), particularmente na pesquisa em saúde, a Linha de pesquisa oferecerá disciplinas que abordem temas como: construção de modelos conceituais, SQL (Structured Query Language), record linkage, qualidade de dados, integração de dados não estruturados, redes neurais, machine learning, mineração de dados, modelagem computacional de sistemas complexos, ética e privacidade no acesso a bases de dados. Pretende abordar temas como os sistemas de informação em saúde, a análise de dados secundários, o pensamento sistêmico, além de desenvolver estudos voltados para orientar a avaliação e o planejamento de intervenções públicas na área da saúde.
O Laboratório de Linkage de Dados Populacionais - LinkDataPop apóia o desenvolvimento da linha de Pesquisa Ciências de Dados em Saúde Pública e suporta as atividades de dois grupos de pesquisas cadastrados no diretório do CNPq. As atividades envolvem desenvolvimento e aplicação de métodos de linkage de bases de dados; geocodificação; técnicas de análise de bigdata; formação de estudantes em todos os níveis e de técnicos de saúde dos níveis municipal, estadual e federal; consultoria para departamentos de saúde na área de expertise do laboratório.

Docentes:

 

claudia coeli

rejane pinheiro

NataliaPaiva

CarlosEduardoRay

 


 

5 - Epidemiologia e Políticas de Saúde

Esta linha tem como objetivo discutir as relações entre saúde e sociedade a partir de definições e conceitos das Políticas de Saúde e da Epidemiologia. Compreende estudos acerca da situação de saúde da população brasileira, do sistema de saúde brasileiro, da definição de prioridades em Saúde Pública e avaliação das ações de saúde. Refere-se ainda a análise de temas epidemiológicos relevantes à definição de políticas de saúde.

Docentes:

AJCosta

MSzklo

JackLobato

  • Jackeline Christiane Pinto Lobato 
         http://lattes.cnpq.br/6709287505525610 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

GiovanniLovisi

 


Área : Planejamento, Políticas, Gestão e Economia da Saúde


6 - Políticas e Economia na Saúde

A linha de pesquisa vincula-se à área da Saúde Pública brasileira. Procura abarcar as dimensões da Política de Saúde e os conceitos da teoria econômica nela inscritos. Objetiva a análise das repercussões macro e microeconômica no modelo do SUS.

 
Docentes:

LigiaBahia

LeylaSancho

MFatimaSiliansky

ArturMonteCardoso

 


 

7 - Epidemiologia e Políticas de Saúde

 

MLourdesTCavalcanti

PauloEduardoXavier

CassianoMFranco

 


Área: Ciências Sociais e Humanas na Saúde

A área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, estruturante da disciplina Saúde Coletiva, em conjunto com as áreas de Epidemiologia e Planejamento e Políticas de Saúde, baseia-se no pressuposto de que para refletir e pesquisar em Saúde Coletiva é necessário contar com a perspectiva das Ciências Sociais e Humanas. As Ciências Sociais são compostas pelas áreas de Ciência Política, Sociologia e Antropologia, enquanto o campo das Humanas inclui a Literatura, as Artes em geral, a Filosofia, História, Psicologia e o Direito, além da Medicina e Biomedicina.

No campo da Saúde Coletiva brasileiro, a área de CSHS foi desenvolvida com a incorporação de certos princípios e conceitos dos campos de conhecimento concernentes, como a contextualização político-histórica de eventos e postulados teóricos; o conceito de cultura; as dimensões éticas do cuidado, no processo saúde-doença; além de risco, determinantes sociais; das noções de direitos humanos e, especificamente, no que tange aos cuidados em saúde. Em suma, trata-se de uma área que articula teoria e método, com capacidade de abrangência e de desenvolvimento de metodologias inovadoras, na busca pela apreensão e análise dos sentidos acerca dos processos de saúde/doença; articulação entre os saberes da Biomedicina, as práticas implementadas, regidas por tais saberes, além das dimensões coletivas e individuais referentes à saúde, doença, vida, sofrimento e morte. 
A área conta com duas linhas de pesquisa:
 

8 - Abordagens Sociológicas dos Processos Saúde-Doença

Esta linha de pesquisa parte do pressuposto epistemológico de que os processos saúde-doença condensam e expressam um complexo entrelaçamento de dimensões biológicas, históricas, socioculturais, econômicas e políticas que, por sua vez, refletem e, ao mesmo tempo, repercutem tanto nos planos macroestruturais da sociedade (condições materiais de existência) quanto nas esferas subjetivas e simbólicas com que cada sujeito social apreende os fenômenos relativos ao corpo, saúde e doença. Assim, esta ampla linha de pesquisa pretende contribuir para a discussão e o fomento de construções interdisciplinares do conhecimento em saúde, no âmbito da Saúde Coletiva, sob a perspectiva da abordagem conceitual e metodológica das Ciências Sociais.

 

Docentes:

ElaineBrandão

 

fernandaAlzuguir

 

jaquelineCintra

 

Jaquelini Ferreira

 

RachelAisengart

 


 

9 - Construção social do acesso à saúde: Interfaces entre sujeitos, direitos e políticas

Fundamentada nas concepções de direitos humanos, cidadania e justiça social em saúde, como constitutivas do campo da saúde coletiva, a linha de pesquisa desenvolve investigações sobre as dimensões sociopolíticos, éticas e culturais da saúde no âmbito do cuidado, prevenção e promoção à saúde.
Os referenciais teórico-metodológicos adotados privilegiam as abordagens construtivistas, interdisciplinares e críticas em articulação com diferentes disciplinas das ciências humanas e sociais. Os projetos de pesquisa em desenvolvimento tratam de temas relacionados: a) às políticas e práticas institucionais e profissionais no âmbito do sistema de saúde e de justiça, judicialização da saúde; b) ao acesso à saúde e populações específicas (LGBTI, mulheres, adolescentes/jovens, presidiárias, migrantes, surdos); c) direitos e saúde sexual e reprodutiva, HIV/AIDS; d) educação em saúde; e) ética em pesquisa, e f) direitos humanos e saúde global e g) ciência, tecnologia e sociedade.

Docentes:

MiriamVentura

 

NeideAmy

 

GabrielSchutz

 


Área: Saúde Ambiental e do Trabalhado 

Interfaces entre Produção, Ambiente e o processo saúde-doença

Questões como a poluição química dos diversos compartimentos ambientais e os seus efeitos na saúde das pessoas, trabalhadores ou não; as situações de vulnerabilidade decorrentes destes ambientes, bem como ações de vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador encontram-se entre algumas das principais prioridades para garantir uma vida saudável para as populações. Neste sentido, esta linha de pesquisa tem como principal objetivo contribuir para o conhecimento científico através da análise de indicadores de exposição e de efeitos na saúde humana causados pelos fatores de risco dos processos produtivos presentes no ambiente, nele compreendido o do trabalho.

 


 

10 - Situações de vulnerabilidade e a relação com contextos ambientais e saúde:

A abordagem pela Análise de Redes sociais, visando identificar processos interrelacionais em diversos contextos ambientais que venham a influenciar condições de saúde de grupos populacionais, tem a meta de colaborar com o bem-estar humano, por meio de subsídios à formulação de políticas públicas de saúde.

Docentes:

 

GabrielSchutz

 

MarciaGomide 

 

MarciaRibeiro 

 


 

11 - Marcadores de exposição e efeitos da relação entre o ambiente e a saúde: 

Nesta linha de pesquisa, utilizando métodos da Epidemiologia, Toxicologia e eventualmente Clínica, Genética entre outras, são analisados possíveis marcadores/ indicadores que possam identificar exposição a fatores de risco presentes no ambiente, incluindo o do trabalho e também análise de susceptibilidades e possíveis efeitos adversos a saúde da população exposta.

Docentes:

AlineEspindola

 

AntonioAzeredo

 

ARmandoMeyer

 

CarmenFroes

JosinoMoreira

  • Josino Costa Moreira – Professor Visitante
         http://lattes.cnpq.br/9103989779392600
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

MarciaRibeiro 

 

VolneyMCamara 

 

Defesas

Coordenação

Profª. Katia Vergetti Bloch - Coordenadora

Profª.  Gerusa Belo Gibson dos Santos - Coordenadora Substituta

Secretaria

Secretários da Pós-Graduação:
Fátima Cristina Gonçalves de Moraes e Márcio Santos

Telefone: (21) 3938-0251

E-mail: pgsaudecoletivaufrj@iesc.ufrj.br

Topo