Diante dos números alarmantes sobre a prevalência de HIV no Brasil, a Abrasco conversou com Richard Parker, Professor Visitante Senior do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IESC/UFRJ além de Diretor-Presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – ABIA e Professor Titular Emérito da norte-americana Columbia University. Parker tem sido uma referência emblemática para o pensamento sobre sexualidade e sobre o impacto causado pelo HIV/AIDS no Brasil nos últimos anos. O professor pontua na entrevista a necessidade de se construir uma “pedagogia da prevenção” capaz de reconhecer a legitimidade de todas as expressões da sexualidade e do gênero, e capaz de respeitar as realidades mais diversas, garantindo a todos o acesso à informação e aos insumos necessários para as pessoas construírem a prevenção nas suas vidas.

Leia a íntegra da entrevista no site da Abrasco

Fortalecer o SUS, os direitos e a democracia. Este é o tema do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão, que será realizado em julho de 2018 no campus da Fundação Oswaldo Cruz. Como nas edições anteriores, o Abrascão 2018 será mais uma oportunidade de afirmação científica, técnica e política da Saúde Coletiva brasileira, de interação entre os serviços de saúde e as instituições de ensino e pesquisa.

 

Mais informações podem ser obtidas no site do Congresso: http://www.saudecoletiva.org.br/

 

lg abrascao2018lg abrascao2018 data

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Consuni, em sessão extraordinária de 07 de dezembro de 2017 estabeleceu o calendário das atividades acadêmicas de ensino para o ano letivo de 2018. O Consuni é o órgão máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento da Universidade nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar

O calendário pode ser acessado pelo link: http://www.consuni.ufrj.br/images/Resolucoes/Resolucao_n_13_de_2017.pdf

A Comissão de Orientação e Apoio Acadêmico - COAA em conjunto com a Coordenação da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva convidam os alunos do IESC, para participarem do Evento "Áreas temáticas, Linhas de Pesquisa e o Trabalho de Conclusão de Curso: uma conversa entre amigos”, no dia 21/05 de 13:30 as 16:30 horas no Auditório Profa. Dulce Helena Chiaverini (IESC).

O objetivo do evento é apresentar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no IESC e as possibilidades de inserção dos alunos visando o desenvolvimento do TCC. 

Além dos alunos envolvidos com o TCC, cuja presença é obrigatória, estendemos o convite para todo o corpo discente do Instituto.

Participe !!!!

A Superintendência Geral de Assuntos Estudantis - Superst publicou em 14/01/2018 instruções para renovação semestral do Bilhete Único Universitário. Estudantes cotistas devem ter especial atenção às novas instruções, pois a forma de renovação foi modificada neste ano.

 

De acordo com a Resolução SMTR nº 2930/2017 de 21 de dezembro de 2017SMTR nº 2930/2017 de 21 de dezembro de 2017, o envio de informações para a renovação semestral do Passe Livre Universitário de estudantes cotistas passa a ser responsabilidade da Universidade, que deve fornecer essas informações até o prazo máximo de 30/03/2018.

O benefício do Passe Livre Universitário é disponibilizado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro a estudantes residentes no município do Rio de Janeiro que estejam matriculados nos cursos de graduação de ensino superior localizados no município do Rio de Janeiro, que sejam bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), cotistas ou possuam renda familiar per capta de até 01 (um) salário mínimo.

Contudo, verificamos que o endereço residencial de um número elevado de estudantes está desatualizado na base de dados da UFRJ (SIGA), o que pode gerar o cancelamento do Bilhete Único, caso o mesmo possua endereço residencial cadastrado em outro município ou estado. Para evitar maiores transtornos, está aberto um prazo para atualização dos dados cadastrais no SIGA (aba "dados pessoais") até o próximo sábado, dia 20/01/2018. A regularização é online, não é preciso entregar nenhum documento na UFRJ.

No dia 22/01, será emitida a lista com os dados de todos os estudantes cotistas da UFRJ para ser enviada para a Secretaria Municipal de Transportes.

Lembrando ainda que, pela nova resolução, apenas os estudantes cotistas são contemplados por essa nova forma de validação. Para os demais estudantes, usuários do Bilhete Único Universitário na modalidade renda, o processo de renovação semestral não foi alterado. Estes devem agendar suas renovações semestrais diretamente com a RioCard.

O Curso de Extensão Abordagens dos Direitos Humanos na Saúde irá realizar no dia 08/12/02017 às 13h30 a mesa redonda Saúde Global, Direitos Humanos e Advocacy na Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Rua Marechal Câmara, 314 – 4º andar - sala 2).

Leia mais...

Topo