O sétimo Encontro Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva (ENESC) aconteceu no último novembro entre os dias 14 e 19, na cidade de Salvador, Bahia. O encontro tem por finalidade debater demandas acadêmicas e políticas dos estudantes de Graduação em Saúde Coletiva, tal como, organizar nacionalmente esta categoria. É no ENESC que se realiza a eleição da entidade nacional representativa dos estudantes, a Coordenação Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva (CONESC).

No ENESC deste ano, considerado um encontro histórico pelos participantes, foi aprovada uma reestruturação da entidade e uma modificação no estatuto da CONESC. Tais mudanças visam uma maior mobilidade para que a atuação política e as articulações da entidade com outros movimentos possam acontecer de maneira mais efetiva. A UFRJ contou com a participação de cinco representantes, que atuaram ativamente na formulação das políticas e trouxeram o repasse para o restante do corpo estudantil.

No próximo ano a Universidade Federal do Rio de Janeiro será sede do oitavo encontro nacional. A data, ainda a definir, está apontada para a segunda quinzena de julho, prezando pela proximidade com o XII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCÃO 2018), que acontecerá na Fiocruz entre 26 e 29 de julho, tendo seu pré-congresso na UERJ realizado nos dias 24 e 25 do mesmo mês.

Contamos com a participação de toda comunidade universitária do IESC, na construção deste importante evento para nosso curso de graduação e para o campo da saúde coletiva, tendo em vista que a conjuntura exige cada vez mais organização, pois, como disse Jairnilson Paim em mesa no último ENESC, “a saúde coletiva não é um diploma, é um projeto de sociedade.”

Topo