IESC da UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Centro de Ciências da Saúde

Ementas do Curso de Graduação em Saúde Coletiva da UFRJ


Ações Integradas em Saúde Coletiva II

Coordenação: Profa. Jaqueline Ferreira
Carga Horária: 60 horas (30 horas teóricas + 30 horas práticas)
Período: Segundo Semestre
Ementa: A disciplina apresenta aspectos conceituais e históricos dos movimentos sociais, organizações da sociedade civil no que se refere à construção das políticas de saúde bem como relativos às lutas, engajamentos, mobilizações e conflitos na esfera pública. As visitas ou conferências buscam apresentar demandas específicas de diversos movimentos sociais que atuam no campo da saúde ou que o tangenciam.


Atividades Integradas em Saúde Coletiva IV

Coordenação: Profa. Miriam Ventura e Prof. Neide Emy Kurokawa e Silva
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Redes de Atenção à Saúde. Abordagens sobre Linhas do cuidado: linhas de cuidado no SUS; linha do cuidado integral em saúde, Itinerários Terapêuticos.


Bioestatística I

Coordenação: Prof. Alexandre dos Santos Brito
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Inicialmente, métodos de análise exploratória de dados são apresentados. Em seguida, uma introdução aos principais conceitos da teoria de probabilidades é feita, enfatizando conceitos probabilísticos aplicados aos testes diagnósticos e à distribuição de probabilidade normal. Por fim, aspectos fundamentais da inferência estatística são apresentados e discutidos. A abordagem da inferência estatística é conduzida enfatizando conceitos e aplicações dos testes de hipóteses e da estimação pontual e por intervalo.


Bioestatística II

Coordenação: Prof. Alexandre dos Santos Brito
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Na parte introdutória do curso, os modelos de regressão linear simples e múltipla são apresentados, junto com seus pressupostos básicos e aplicações. Em seguida, esses métodos são estendidos para desfechos binários (regressão logística) e de contagem (regressão de Poisson). Os componentes do Modelo linear generalizado, bem como uma breve introdução à teoria, também são apresentados. Por fim, a análise de sobrevida é introduzida por meio da curva de Kaplan-Meier.


Ciência e Saúde Coletiva

Coordenação: Profa. Fernanda Alzuguir
Carga Horária: 60 horas
Período: Terceiro semestre
Código: ISC111
Horário: Quartas-feiras de 8h às 12h
Ementa: Esta disciplina busca apresentar um panorama geral de trabalhos acadêmicos que tomam como objeto de análise a ciência ocidental moderna. Visa tematizar a construção do conhecimento científico, tendo como marco um vasto e rico campo de análise social e filosófico. Para tanto, o curso aborda os fundamentos da racionalidade científica moderna, os processos históricos de medicalização do social, e suas repercussões na construção do campo da Saúde Coletiva. Ao final, apresenta algumas perspectivas críticas contemporâneos no campo da saúde.


Direito Sanitário Brasileiro -

Coordenação: Profa. Miriam Ventura
Código: ISC473

Disciplina obrigatória
Carga horária: 30 horas 2 C
Ementa: Direito à Saúde: aspectos conceituais e relacionais com a ética, política e sociedade. Direito Sanitário: conceitos, princípios, fontes normativas, principais leis e instituições. Aspectos jurídico-legais do Sistema Único de Saúde (SUS). Agências Reguladoras: Saúde Suplementar e Vigilância Sanitária. Sistema de justiça e a garantia do direito à saúde.

Veja a Ementa Completa


Direito Sanitário Internacional

Coordenação: Profa. Miriam Ventura
Disciplina optativa
Carga horária
: 30 horas 2 C
Ementa: Normas jurídicas internacionais sanitárias. Integração, eficácia e aplicabilidade das normas jurídicas sanitárias internacionais e as normas brasileiras. As Organizações Internacionais (OMS, OPAS, OIT, OMC). Regulamento Sanitário
Internacional. Direitos Humanos e Saúde. Saúde das Fronteiras. Imigração e Saúde.

Veja a Ementa Completa


Educação e Saúde Coletiva

Coordenação: Profa. Neide Emy Kurokawa e Silva
Carga Horária: 60 horas (de 09/03/2017 a 29/06/2017)
Ementa: Comunicação e educação em saúde. Principais correntes pedagógicas. Dimensões educativas/comunicativas da atenção à saúde. Promoção e prevenção em contextos de vulnerabilidade.


Metodologia Científica

Coordenação: Profa. Rachel Aisengart Menezes
Mestranda em estágio docente: Polyana Loureiro Martins
Convidado: Mestre Roberto Unger.

Horário: Quintas-feiras de 13:15h às 15:15h
Ementa: As diferentes formas de conhecimento. O processo de pesquisa. A metodologia como instrumento de conhecimento científico. Método e tipos de pesquisa. Os passos e a construção do projeto de pesquisa. Ética em pesquisa. Trabalhos científicos e pesquisa em Saúde Coletiva.


Metodologia Qualitativa de Investigação Social em Saúde

Coordenação: Profa. Fernanda Alzuguir
Carga Horária: 60 horas
Período: Quarto semestre
Código: ISC243
Horário: Quintas-feiras de 13h às 17h
Ementa: 1. Introdução: Cultura, relativismo e o campo das ciências sociais e humanas; 2. Bases e pressupostos da abordagem qualitativa, o processo de pesquisa e as principais técnicas de coleta de dados; 3. Análise de informações qualitativas; 4. Questões éticas e limites metodológicos; 5. Elaboração e exposição de pré-projetos de pesquisa.


Sistema de Informação em Saúde I

Coordenação: Profa. Lúcia Abelha
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Introdução ao conceito de Sistema de Informação. Discussão sobre a importância dos sistemas de informação em saúde e seu papel no planejamento e nas análises de situações de saúde. Conhecimento e análise dos principais sistemas de informação em saúde brasileiros.


Sistema de Informação em Saúde II

Coordenação: Profa. Lúcia Abelha
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Introdução ao conceito de Sistema de Informação Geográfico (SIG) e sua utilização nas análises de saúde. Introdução ao software EPIINFO. Análise e discussão da Rede Interagencial de Informação para a saúde. Discussão do sistema de informação das violências (Vigilância de Acidentes e Violências (VIVA)). Compatibilização de Bases de Dados bibliográficos Nacionais e Técnica de estudo (fichamento).


Vigilância Epidemiológica

Coordenação: Profa. Gerusa Belo Gibson dos Santos
Participação Docente: Prof. Pauline Lorena Kale, Prof. Jackeline Lobato, Prof. Beatriz Oliveira e Prof. Maria de Lourdes Cavalcanti
Docentes Convidados (externos): Prof. Alexandre San Pedro Siqueira (ENSP/Fiocruz) e Prof. Borges (EPSJV/Fiocruz)
Carga Horária: 60 horas
Código: ISC355
Ementa: A disciplina tem como objetivo discutir conceitos, métodos e aspectos operacionais da Vigilância Epidemiológica no Brasil, na perspectiva do Sistema Único de Saúde- SUS.


Violência e Saúde

Coordenação: Profa. Letícia Fortes Legay e Jacqueline Cintra
Discentes alvo: Graduação em Saúde Coletiva qualquer período;  Residência em Saúde Coletiva.
Carga Horária: 30 horas
Eletiva - Créditos: 2
Ementa: Introdução à temática da Violência e impactos sobre a saúde em seus diferentes aspectos e dimensões